terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Vrksasana - Postura da Árvore

vrksa = árvore

Postura básica assimétrica de equilíbrio em pé.

Coluna neutra, nível pélvico. Perna de apoio: extensão neutra, rotação interna e adução do quadril; extensão do joelho (não travado). Perna elevada: flexão rotação externa e abdução do quadril; flexão do joelho; rotação externa da tíbia; flexão dorsal do tornozelo (comprimido contra os adutores da perna de apoio); pronação do pé.

Músculos trabalhados - perna elevada: ilíaco e psoas maior, todos os rotadores e extensores externos - glúteo máximo, fibras posteriores dos glúteos médio e mínimo, piriforme, adutor magno, obturadores interno e externo, gêmeos e quadrado femoral. Perna de apoio: piriforme, tensor da fáscia lata, glúteos médio e mínimo, glúteo máximo. Pé de apoio: músculos intrínsecos do pé, músculos do tornozelo e inferiores da perna.


Enquanto fazemos a Postura da Árvore, vocês conseguem imaginar e sentir tudo isso?







Vrksasana, postura da árvore, é uma postura de equilíbrio. Posturas de equilíbrio são um desafio, um treino de concentração. Para manter-se concentrado, fixe a sua atenção num ponto a sua frente na altura dos olhos e mantenha-o durante a construção e a permanência na postura. Dessa forma, a mente permanece atenta, no momento presente.

De uma forma mais lúdica, imagine que os pés são as raízes da árvore, as pernas o troco, os braços são os galhos e as mãos são as folhas....harmonize-se com a natureza!

Esta é uma postura simples e de fácil execução.

Nenhum comentário:

Postar um comentário